Politica: Maia vai debater adiamento das eleições municipais com o TSE na próxima semana.

O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), vai se reunir na próxima semana com o presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Luís Roberto Barroso, ministro do Supremo Tribunal Federal (STF). Os dois vão debater sobre o adiamento das eleições municipais para o primeiro domingo de dezembro, dia 6.

O demista conversou ontem, sexta-feira 5, com deputados sobre o assunto. Entre eles, José Nelto (Podemos-GO), pré-candidato à prefeitura de Goiânia. “Hoje [ontem] conversei com o Rodrigo, e ele disse que na semana que vem haverá uma reunião com o TSE para definir [o adiamento] das eleições”.

Expectativa de data
A decisão sobre o prazo das eleições é de interesse do parlamentar e de tantos outros, que aguardam a definição para estabelecer estratégias de campanha. “Até agora, não tem nada decidido se será em 4 de outubro, dia 15 ou 6, ou em dezembro. Acho que o correto seria as eleições ocorrerem em 6 de dezembro”, defende.

Entretanto, qualquer alteração no calendário eleitoral deve ser aprovada tanto pela Câmara quanto pelo Senado. O próprio presidente do TSE já declarou que qualquer decisão nesse sentido precisa ser analisada pelo Poder Legislativo, antes de ser aplicada pela Corte Eleitoral.

A data defendida por Nelto também é a ideal para Maia. Mas a definição só virá após a reunião com Barroso. Assim, a expectativa é que Maia vá com alguns líderes partidários da Câmara e do Senado a esse encontro com o presidente do TSE. Deputados e senadores vão compor uma comissão para debater o calendário eleitoral deste ano.

Fonte: Revista O oeste/Foto: Najara Araújo/Câmara dos Deputados