Nacional: Prova de vida do INSS volta a ser obrigatória em 2022

A partir do mês de janeiro de 2022, a prova de vida voltará a ser obrigatória para aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Os beneficiados devem fazer a prova no banco responsável pelo pagamento e há várias formas de realizar o procedimento, que pode ser feito nos caixas eletrônicos com o uso da biometria, nas agências e nos aplicativos das instituições.

Quem tem a biometria facial registrada no Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) ou no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) pode fazer a prova de vida no aplicativo Meu INSS. Idosos a partir de 80 anos ou pessoas com dificuldade de locomoção podem pedir a visita a domicílio. O agendamento da visita pode ser feito pelo telefone 135 ou pelo aplicativo.

Segundo a portaria 1.366 do INSS, publicada em 14 de outubro de 2021, o mês de aniversário dos beneficiários servirá como referência para a prova de vida.Apesar de a prova estar sendo feita normalmente nas instituições financeiras, o INSS está proibido de cortar benefícios por falta de cadastramento até o próximo dia 31 de dezembro. Porém, a partir de fevereiro o órgão já pode cortar ou suspender os pagamentos.

Calendário de retomada da prova de vida do INSS
Prova de vida vencida em: Novembro/2020 a junho/2021
Prazo final para o recadastramento: Janeiro/2022
Prova de vida vencida em: Julho e agosto/2021
Prazo final para o recadastramento: Fevereiro/2022
Prova de vida vencida em: Setembro e outubro/2021
Prazo final para o recadastramento: Março/2022
Prova de vida vencida em: Novembro e dezembro/2021
Prazo final para o recadastramento: Abril/2022

Fonte:Ceara AGora/MBCnews
MBCnews seu site de noticais