Eleições 2020: TSE registra 174 candidatos ao cargo de vereador em Quixadá

O número de candidatos ao cargo de vereador em Quixadá subiu se comparado às eleições municipais de 2016. Em 2020, são 174 nomes que se colocam à disposição do eleitorado quixadaense, 25 a mais que no último pleito. Atualmente, a Câmara Municipal de Quixadá dispõe de 17 assentos.

De acordo com dados divulgados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a coligação com o maior número de candidatos ao cargo é a “Quixadá livre para crescer”, formada por oito partidos: PSB, Patriota, PSD, PTC, PSL, PL, Avante e PTB e que apresenta Ricardo Silveira (PSD) e Marcelo Ventura (PSB) como candidatos a prefeito e vice, respectivamente. Destas siglas, apenas PSL e Avante não apresentaram candidatos. Ao todo, a coligação disponibiliza 89 nomes para disputar por vagas na Câmara Municipal de Quixadá.

A segunda coligação com a maior quantidade de candidatos para o cargo é a “Agora é a vez do povo”, composta pelo Cidadania e Podemos. A união entre os dois partidos resultou no lançamento de 49 candidatos para vereador, sendo 26 do Cidadania e 23 do Podemos. Quem disputa representa a coligação na disputa pelo executivo é o advogado Sérgio Onofre (Cidadania) e Walker Fernandes (Podemos).

Em terceiro está a coligação “O trabalho não pode parar”, que tem quatro partidos na composição: PT, PDT, DEM e Republicanos. São 29 candidatos que representam a coligação, sendo 16 do PT e 13 do PDT. DEM e Republicanos não lançaram nomes. Ilário Marques (PT) tenta a reeleição ao lado de Pedro Baquit (PDT), como vice de chapa.

A chapa pura do partido Rede Sustentabilidade lançou 7 candidatos para o legislativo quixadaense. Cícero Freitas e João Batista Rodrigues, ambos da Rede, concorrem ao executivo. Cezar Augusto (MDB) e Pretim (MDB) também disputam o comando da Prefeitura de Quixadá, na plataforma do TSE não há candidatos na legenda do partido.

Fonte:Redação Sertão central/MBCnews