Covid-19: Isolamento social chega a 80% em alguns bairros, diz Camilo Santana

O governador do Ceará, Camilo Santana (PT-CE) considera positivo os índices de isolamento social desta sexta-feira (8). O gestor fez o balanço em live nas suas redes sociais sobre as ações de enfrentamento ao novo coronavírus, que causa a doença covid-19.

Hoje foi o primeiro dia de lockdown no estado, onde ficou proibida a circulação de pessoas que não trabalhem em serviços essenciais ou não esteja em busca de atendimento médico. No primeiro dia o lockdown chegou a apresentar 80% de isolamento social em alguns bairros das Regionais I e II de Fortaleza, segundo o governador. Um dos bairros citados por Camilo foi o Bom Jardim, localizado na Regional V, que teve 85% de isolamento em alguns horários do dia.

“São relatórios que recebemos durante o dia, para que pudéssemos fazer avaliação. Mas o nível de redução foi bastante significativo, pelas câmeras nós vemos lugares que não tinha praticamente ninguém andando em espaços públicos. A meta é chegar em 70% de isolamento”, afirma.

O governador prevê que a doença deve continuar em evolução. A estratégia é retardar ao máximo a expansão do novo coronavírus, evitando assim o colapso dos sistemas públicos e privados de saúde. “O primeiro objetivo é reduzir o fluxo e facilitar o atendimento na Capital. Em seguida fazer uma barreira para que esse fluxo chegue mais lentamente no interior do Ceará”, explica Camilo.

Fonte: O otimista / Foto: Agência Brasil