Sobral é a cidade com maior prevalência de Covid-19 no Brasil; Fortaleza é a 2ª entre as Capitais

Aguá Excelente 100% Natural
Aguá Excelente 100% Natural
Sobral é a cidade brasileira com a maior prevalência de infecção por Covid-19. Isso significa que, entre a população total do município, 26,4% têm anticorpos para o novo coronavírus, ou seja, já tiveram contato com o Sars-CoV-2. Fortaleza, por sua vez, é a segunda capital do País com maior prevalência, chegando a 20,2% – atrás apenas de Boa Vista, com 22,6%.

Os dados foram obtidos através do estudo EPICOVID19-BR, coordenado pelo Centro de Pesquisas Epidemiológicas da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), e financiado pelo Ministério da Saúde (MS). A pesquisa mapeia a epidemiologia do coronavírus no Brasil e foi realizada em três fases: a primeira, entre os dias 14 e 21 de maio; a segunda, feita entre os dias 4 e 7 de junho; e a terceira fase, que ocorreu entre os dias 21 e 24 de junho.

O estudo abrangeu 133 cidades, e, ao todo, 89.397 pessoas foram entrevistadas e testadas. A coleta de dados foi atribuída ao IBOPE Inteligência.

Os resultados do trabalho foram apresentados na noite deste quinta-feira (2), durante uma coletiva do Ministério da Saúde. Na ocasião, estiveram presentes o secretário-executivo do MS, Elcio Franco, e o professor reitor da UFPel, Pedro Hallal.

Seis municípios cearenses foram incluídos no levantamento: Sobral, Fortaleza, Quixadá, Juazeiro do Norte, Crateús e Iguatu, e o percentual da população com anticorpos em cada um, respectivamente, foi de 26,4%, 20,2%, 8,9%, 7%, 4,7& e 2,3%.

Para realiza a pesquisa, foram aplicados de testes rápidos, feitos com punção digital e com resultado disponível em 15 minutos. A sensibilidade do teste, segundo o professor reitor da UFPel, é de 85%, e a especificidade é superior a 99,9%.

Fonte : DN