Série gravada em Quixadá e apresentada por Drauzio Varella mostra a vida de pacientes diagnosticados com tipo raro de câncer

 

É por meio de versos, no repente e no rimado, que a Série “Sertão de Dentro”, que fala sobre a conscientização a respeito do linfoma de Hodgkin, será apresentada hoje (26) no congresso Todos Juntos Contra o Câncer, em São Paulo. A série de vídeos é apresentada pelo Dr. Drauzio Varella e traz à tona a saga de pacientes que descobrem a doença no sertão do Ceará.

A série mostra a jornada dos pacientes do diagnóstico – quase sempre tardio – até o tratamento. A guia dessa viagem é a Dra. Paola Tôrres, hematologista e cordelista, que auxilia pacientes na busca pelo tratamento do linfoma.

Com apoio da Takeda Oncology e produzida pela Uzumaki Comunicação, agência de conteúdo digital e produtora de filmes, a série mostra as dificuldades de acesso ao diagnóstico e o anseio pela cura vividos por sertanejos que venceram a doença.

Para Eduardo Almeida, Diretor da Takeda Oncology no Brasil, o linfoma de Hodgkin é uma doença ainda pouco conhecida. “Acreditamos que a informação sobre doenças como o linfoma Hodgkin, que é um tipo de câncer raro e ainda pouco conhecido, contribui para aumentar o conhecimento da população e, consequentemente, melhorar o diagnóstico e o tratamento, o que faz a diferença para um paciente oncológico. Nesse sentido, investir em projetos como a websérie significa que estamos ampliando o conhecimento do público em geral e alertando para os sinais e sintomas da doença”, afirma.

Segundo Jefferson Gorgulho Peixoto, Diretor-executivo da Uzumaki Comunicação, a série tem atmosfera documental e uma característica marcante com valorização da linguagem de cordel trazida da literatura para o audiovisual. “Ficamos orgulhosos com o resultado, especialmente, porque essa série trouxe um debate sobre a prática médica do Brasil hoje, com o Drauzio em um local novo, emocionado com as pessoas e a dedicação da Dra. Paola”, destaca.