Regional: Agricultores de Choró, Quixadá e Quixeramobim terão o “Garantia Safra” liberado neste mês de fevereiro.

O Governo do Estado irá liberar ainda neste mês de fevereiro o benefício do “Garantia Safra” ainda neste mês de fevereiro para os agricultores de Choró, Quixadá e Quixeramobim. A liberação da cota única de R$ 850,00 vai diretamente para a mão dos agricultores e é liberada em decorrência da pandemia da Covid-19 (Portaria SPA/ MAPA No 4 , Art. 1o, § 1o).

O programa tem por requisito a ocorrência de perda de safra agrícola de sequeiro superior a 50% em decorrência da irregularidade nas chuvas. A liberação dos recursos ocorre após a Secretaria de Política Agrícola do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (SPA/Mapa) realizar a análise da situação de frustração de safra, levando em consideração os indicadores meteorológicos (Inmet/Cemaden) e a série história do IBGE (LSPA).

Em Quixadá, a inclusão do município no programa só foi possível graças ao pagamento de um débito de quase R$ 65 mil deixado pela antiga gestão e que foi assumido e pago em parcela única pela administração comandada por Ricardo Silveira. A previsão é de que cerca de 800 agricultores sejam beneficiados.

Fonte:MBCnews/monolitos post