Realizada audiência publica na área de saúde em Mombaça

Realizada audiência publica na área de saúde em Mombaça.

 

No ultimo dia 24/05/2017, o plenário do legislativo de Mombaça, foi palco de mais uma audiência publica, dessa vez com representantes da área de saúde do município.

Onde na oportunidade o município apresentou para os vereadores e as pessoas presentes diversos números e estáticas de sua atuação nesses primeiros meses de 2017.Os dados foram apresentados pela Dra. Norma.

Um dos dados que chamou a atenção foi em relação ao trabalho de combate ao mosquito   ,Aedes Aegypti, que  é um mosquito que transmite várias doenças perigosas como, por exemplo, dengue e febre amarela urbana. O Aedes Aegypti também é o transmissor do Zika vírus, que pode causar a microcefalia, e do vírus causador da febre chikungunya.

E segundo a secretaria de saúde,mombaça apresentou no primeiro ciclo de coleta de dados infestação de 1,81%, já no segundo circulo o numero avia subido para 2,52%.Mostrando que é preciso aumentar a vigilância das autoridades e a colaboração da sociedade vencer o mosquito.

Estes insetos são típicos de regiões urbanas de clima tropical e subtropical (com presença de calor e chuvas) Não conseguem viver em regiões frias. É de tamanho pequeno, possuindo, em média, 0,5 cm de comprimento.

 

O mosquito macho alimenta-se de frutas ou outros vegetais adocicados. Porém, a fêmea alimenta-se de sangue animal (principalmente humano). No momento que está retirando o sangue, a fêmea contaminada transmite o vírus da dengue para o ser humano. Na picada, ela aplica uma substância anestésica, fazendo com que não haja dor na picada.

 

As fêmeas costumam picar o ser humano na parte do começo da manhã ou no final da tarde. Picam nas regiões dos pés, tornozelos e pernas. Isto ocorre, pois costumam voar a uma altura máxima de meio metro do solo.

Fonte: mombacanews