Politicas:Câmara de Tauá retoma trabalhos para os últimos 5 meses de mandatos dos atuais vereadores

Melhor Manhã da Radio
Melhor Manhã da Radio
A Câmara Municipal de Tauá iniciou hoje(03) o último período legislativo de mandato dos atuais vereadores eleitos em 2016. Foi a primeira sessão presencial após o início da pandemia do coronavírus já que após o mês de março, os debates eram feitos no modo virtual.

A recuperação de estradas, falhas no atendimento nas unidades de saúde e a situação dos servidores temporários dominaram os debates da plenária.

Ocuparam a Tribuna da Casa, os vereadores Luís Tomaz, Vony Sousa, Alaor Mota, Argentino Filho, Marco Aurélio e Dr. Edir, que abordaram vários assuntos.

Os vereadores aprovaram um Requerimento assinado por todo o plenário, pedindo ao presidente da Assembleia, Dep. José Sarto, alterações na legislação estadual que trata do transporte de animais de Tauá e municípios vizinhos, que são comercializados em feiras na capital e Região Metropolitana, tendo em vista que os produtores estão impossibilitados de emitirem a GTA porque a feira em Fortaleza não é legalizada. Também foi solicitado o apoio dos deputados estaduais e federais votados na Região dos Inhamuns na busca de uma solução para o problema.

Outra cobrança feita foi o cumprimento das leis aprovadas pela Câmara Municipal e que já foram promulgadas pelo presidente Felipe Viana que beneficiam diversas categorias com isenção do pagamento de taxas e contribuições durante o período de pandemia, dentre elas, os 101 permissionários do Centro de Negócios de Tauá. O vereador Alaor Mota disse que alguns foram ao Setor de Tributos e durante o atendimento foram informados que a lei não tinha nenhuma validade. Ele cobrou uma posição da presidência da Casa.

Estradas

O vereador Vony Sousa reclamou que no distrito de Barra Nova ainda não foi feito um palmo de estrada em pleno início de agosto e cobrou providências. Luis Tomás reclamou da qualidade do serviço e disse que no distrito de Marrecas ainda não foi recuperada nem metade das estradas. Valdemar Jr., Antonio Coutinho e Marco Aurélio também criticaram a lentidão dos serviços nos distritos de Trici e Santa Teresa. Para Marco Aurélio, o tempo que falta pra terminar o ano não será suficiente para recuperar todas as estradas. Dra. Fátima Veloso, Alaor e Edir falaram sobre as estradas do distrito de Marruás dizendo que em alguns casos o serviço deixou a desejar e que o trabalho ainda não está concluído no distrito.

O vereador Argentino Filho, líder do prefeito, fez um balanço positivo do trabalho de recuperação de estradas, salientando foram contratadas 4 máquinas para atender todo o município, mas que atualmente 2 estão paradas para conserto, não sabendo precisar quando retornarão ao trabalho.

Situação dos servidores temporários

Valdemar Jr. falou sobre o clima de apreensão entre os funcionários temporários da Secretaria de Educação que ainda não foram chamados para retomarem o trabalho. Ele lembrou que esses servidores tiveram seus contratados suspensos no mês de julho e não receberam o salário. Na ocasião, a gestão municipal garantiu que os temporários da Educação retornariam no mês de agosto.

Saúde

Os vereadores também criticaram o atendimento na área da sáude, especialmente na Policlínica, CEO e Unidades do Programa Saúde da Família, cobrando providências. Segundo o vereador Dr. Edir, uma senhora que teve usar R$ 650,00 que havia recebido do Auxílio Emergencial para pagar o tratamento odontológico particular do esposo por não conseguir o atendimento na rede pública. Ele falou também que existem pacientes na fila de espera há 2 anos aguardando por um exame de ultrasson.

Dra. Fátima Veloso alertou para o alto índice de mulheres com câncer em Tauá acrescentando que o setor público não está dando assistência a essas pacientes. A vereadora disse que quase toda semana encaminha mulheres para o Instituto do Câncer em Fortaleza. Como profissional da área, Dra. Fátima disse que nunca tinha visto durante todo esse tempo que trabalha em Tauá, uma incidência tão grande de casos de câncer de mama, colo de útero e de ovário e cobrou uma atuação maior do poder público na prevenção da doença.

Valdemar Jr disse que há falta de profissionais em unidades ESF na vila de Santa Teresa.

O vereador Marco Aurélio voltou a cobrar uma resposta da Secretaria de Educação sobre a destinação dada as portas e janelas da escola municipal da localidade de São João(Trici), que foram levadas por um veículo da Prefeitura.

Solidariedade

Os vereadores também prestaram solidariedade ao Presidente da Câmara Felipe Viana e seus familiares, pelo falecimento do seu pai, o advogado Dr. José Viana de Abreu, ocorrido no mês passado.

Fonte: Bolg Wilrismar