Politica: Centrão emplaca nome em diretoria bilionária do Governo Federal..

O presidente Jair Bolsonaro nomeou Garigham Amarante Pinto, assessor do PL na Câmara dos Deputados, para a Diretoria de Ações Educacionais do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). A nomeação do ex-assessor do partido do mensaleiro Valdemar da Costa Neto foi publicada nesta segunda-feira, 18, no Diário Oficial da União.

Com um orçamento de R$ 29,4 bilhões em 2020, o FNDE é vinculado ao Ministério da Educação, que é liderado por Abraham Weintraub, e, pelos recursos que possui, é muito cobiçado por políticos, de acordo com o jornal O Estado de S. Paulo.

Após arcar com sucessivas derrotas no Congresso Nacional e sofrendo com a pressão do aliados sedentos por posições no governo, Bolsonaro começou a distribuir cargos aos partidos do chamado Centrão com a promessa de votos em matérias que são do interesse do executivo. O Progressistas e o Republicanos já receberam cargos.

O Progressistas, liderado pelo senador Ciro Nogueira (Progressistas-PI), que já foi alvo da Operação Lava Jato, indicou o nome para o comando do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Dnocs), que possui somente neste ano um orçamento de R$ 1 bilhão. O partido comandado pelo deputado deputado Marcos Pereira (SP), que também foi alvo da Lava Jato, o Republicanos conseguiu o comando da secretaria de Mobilidade Urbana do Ministério do Desenvolvimento Regional.

De acordo com lideranças do Centrão ouvidas pelo jornal paulistano, mais nomeações de nomes indicados pelos partidos devem ocorrer nos próximos dias. Nove empresas públicas, departamentos e órgãos devem ter nomes de partidos como o PTB, de Roberto Jefferson; O PSD, de Gilberto Kassab, e o Solidariedade, do Paulinho da Força.

Fonte:Revista o Oeste