PGR arrecadou R$ 980 milhões com delações em 5 anos, diz jornal

PGR arrecada com delação premiada.
Aguá de Coco Excelente 100% Natural.
Aguá de Coco Excelente 100% Natural.

A PGR (Procuradoria-Geral da República) arrecadou R$ 980 milhões com delações premiadas em 5 anos. O número, que inclui multas e outras penas aos colaboradores, pessoas físicas, foi divulgado neste domingo (19.mai.2019) pelo jornalista Lauro Jardim, de O Globo.

A delação premiada é 1 benefício legal concedido a 1 réu em uma ação penal que aceite colaborar na investigação criminal ou entregar seus comparsas.

Segundo a PGR, “esses benefícios podem ser a diminuição da pena, a alteração do regime de seu cumprimento ou mesmo, em casos excepcionais, isenção penal”.

comercial valeria preço baixo todo dia.
comercial valeria preço baixo todo dia.

De acordo com o órgão, há duas formas de colaboração premiada.

o criminoso revela informações na expectativa de, no futuro, tal cooperação ser tomada em consideração pelo juiz na hora da aplicação da pena;

o criminoso entra em acordo com o Ministério Público, celebrando, após negociação, 1 contrato escrito. No contrato são estipulados os benefícios que serão concedidos e as condições para que a cooperação seja premiada.

A lei brasileira que detalhou como funciona a colaboração premiada é chamada Lei de Combate às Organizações Criminosas e foi sancionada em 2013.

Fonte: Poder 360 /O Globo