Novo secretário da SDA assume com compromisso no social

Em posse muito prestigiada na manhã desta sexta-feira (27), o presidente estadual do Partido dos Trabalhadores no Ceará Francisco De Assis Diniz, tomou posse como novo secretário do Desenvolvimento Agrário. A solenidade aconteceu no auditório da SDA e contou com a presença de várias autoridades e lideranças de movimentos sociais

Em solenidade muito concorrida no auditório da Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA), o ex-metalúrgico e bacharel em Direito Francisco de Assis Diniz, tomou posse como o novo secretário da pasta com o compromisso de fortalecer ainda mais o trabalho desenvolvimento pelo seu antecessor, o agora deputado estadual Dedé Teixeira (PT). “É uma honra e um desafio muito grandes estar à frente da secretaria responsável pelas políticas públicas do produtor rural e tão importante para o governador Camilo Santana. É compromisso que assumo, dá atenção e prioridade às ações voltadas para o desenvolvimento da agricultura familiar”, disse o novo secretário, que também lembrou da necessidade do trabalho em conjunto entre as vinculadas Ematerce, Idace e Ceasa.

É a segunda vez que De Assis Diniz assume a titularidade de um órgão de governo a nível estadual. Entre 2006 e 2013, antes de ocupar a presidência do PT Ceará, presidiu o Instituto de Desenvolvimento do Trabalho (IDT) durante os dois governos Cid Gomes. A função foi conquistada após o serviço de diálogo e articulação realizado à frente da Central Única dos Trabalhadores (CUT/CE).

 

Paralelamente, o bancário, economista e ex-prefeito de Barbalha, José Leite Gonçalves Cruz, assume a secretaria executiva da SDA no local de Felipe Souza Pinheiro. José Leite já ocupou a Coordenadoria Administrativa e Financeira da SDA, entre 2007 e 2008, enquanto o último passou a exercer a secretaria adjunta do Gabinete do governador Camilo Santana.

Além do presidente da Ematerce Antônio Amorim, também estiveram presentes na solenidade o deputado estadual Dedé Teixeira, o superintendente do Idace (Instituto do Desenvolvimento Agrário) Cirilo Pimenta, o deputado federal José Guimarães, o ex-senador José Pimentel, representantes de movimentos sociais como a CUT, o MST e movimentos religiosos, além do secretário adjunto da SDA Wilson Brandão.

Unânimes, os convidados enfatizaram o papel de destaque desempenhado pela SDA no fortalecimento da agricultura familiar no Estado do Ceará e a necessidade de continuidade dessas ações como o Projeto São José e o Paulo Freire. “Temos um trabalho muito sério que é realizado aqui e que está, em parte, demonstrado nas fotos expostas dessas mulheres aqui no auditório, que cada vez mais assumem um papel de protagonistas da produção no campo. Além disso, temos casas de farinhas, de engenho de casa, pecuária leiteira, que são o reflexo da uma política pública pensada para o crescimento socioeconômico dos trabalhadores rurais”, enfatizou o deputado estadual Dedé Teixeira lembrando, ainda, que já foram mapeados 1.152 produtores que serão beneficiados com o Minha Casa Minha Vida Rural e que em breve o Governo destinará recursos para este projeto.

Assessoria de Comunicação da Ematerce

Jornalista Aécio Santiago – aecio.santiago@ematerce.ce.gov.br

Jornalista Edilmo Gurgel – edilmo.gurgel@ematerce.ce.gov.br

Jornalista Antônio José de Oliveira- antonio.jose@ematerce.ce.gov.br