Nacional: Governo zera imposto sobre importação de pneus para caminhões

A Câmara de Comércio Exterior (Camex) do Ministério da Economia zerou nesta quarta-feira, 20, o imposto de importação de pneus para veículos de carga (caminhões), que era de 16%. Em nota, a pasta diz que, em reunião do Comitê Executivo de Gestão (Gecex), foi aprovada a alteração da alíquota com o objetivo de contribuir para a redução dos custos operacionais do transporte rodoviário de cargas no Brasil. O pneu é o segundo item mais caro no total do custo de manutenção de um caminhão.

“A medida atende a uma solicitação do Ministério da Infraestrutura, tendo em vista a participação do Transportador Rodoviário de Cargas (TRC) na matriz de transportes do país e as dificuldades do setor decorrentes da restrição econômica ocasionada pela pandemia da Covid-19”, diz o documento.

A alteração abrange itens classificados no código 4011.20.90 da Nomenclatura Comum do Mercosul (NCM) – Pneumáticos novos, de borracha, dos tipos utilizados em caminhões – que em 2020 registraram importações no valor de US$ 141,8 milhões, com mais de 1,28 milhão de unidades, segundo dados da Secretaria de Comércio Exterior (Secex) do Ministério da Economia

A retirada do imposto sobre importação de pneus era uma das solicitações dos caminhoneiros autônomos para evitar uma nova greve no Brasil. A medida tinha sido anunciada pelo presidente da República, Jair Bolsonaro, na semana passada, em live no Facebook.

Fonte: canal Rural/MBCnews
Mias detalhes “mombacanews.com”