Mombaça:Ematerce treina apicultores

A Ematerce, escritório de Mombaça, em parceria com a Associação dos Apicultores do Município de Mombaça, realizou uma oficina para capacitar os apicultores da entidade.

A capacitação aconteceu, na segunda feira, dia 21 de agosto, na localidade do Sítio Recreação, sede da Associação. Na oportunidade, estiverem presentes os técnicos do Agropolos que trabalham no município.

O evento teve como objetivo, treinar os agricultores familiares sobre tecnologias na alimentação e na nutrição das abelhas, visando evitar as perdas das colônias de abelhas, no período da entressafra. O técnico da Ematerce, Chico Filho, destacou que para obtenção de enxames vigorosos e produtivos são necessários cuidados com as colônias, durante o período de verão, quando é menor ocorrência de flores na natureza. Neste período é fundamental a alimentação em quantidade e qualidade, destacando-se o fornecimento de produtos energéticos para substituir o mel e a alimentação proteica e também o pólen que as abelhas não conseguem obter em quantidade suficiente, na natureza.

Seguindo as recomendações, o apicultor reduzirá o abandono de abelhas em seu apiário, aumentando, desse modo, a produção e produtividade das colônias. A alimentação não pode ser usada como única forma de manejo para evitar o enfraquecimento e abandono dos enxames. É necessário, também, que o produtor fique atento para a falta de água, sombreamento das colmeias, idade das rainhas, ataque de inimigos naturais e mortandade das abelhas.
.
A Oficina teve uma carga horária de 6:0 horas com conteúdo programático com finalidade de oferecer conhecimentos de Manejos através de elementos teóricos e práticos. Foram ministradas aulas em dois momentos, sendo o primeiro de 2:0 horas em sala de aula e o segundo de 4 horas de prática no campo, com visita a um apiário, totalizando 6 horas de aulas.

Assessoria de Comunicação da Ematerce