Governo do Ceará amplia frotas da Segurança Pública em 26,6% com 329 novas viaturas

O Governo do Ceará reforçou, nesta segunda-feira (10), Polícia Militar, Polícia Civil e Perícia Forense com 329 novas viaturas. Por meio do investimento de R$ 28 milhões em veículos modernos e equipados, as frotas da Segurança Pública do Estado foram ampliadas em 26,6% – um salto de 1.237 para 1.566 automóveis em operação. A solenidade de entrega das viaturas ocorreu na área externa da Arena Castelão e teve a presença do governador Camilo Santana, da vice-governadora Izolda Cela, do secretário da Segurança Pública, André Costa, além de representantes do poder público e da iniciativa privada.

Dos 329 veículos, 270 foram destinados a Polícia Militar (incluindo 22 para a Polícia Rodoviária Estadual, duas bases móveis e seis guinchos), 50 para Polícia Civil (dez descaracterizados para ações de inteligência), e nove para a Pefoce. As viaturas servirão Capital (208 unidades), Região Metropolitana (50) de Fortaleza e Interior (41).

Mais estrutura

Os novos veículos para as Forças de Segurança do Estado são picapes e minivans, dos modelos Duster, Trailblazer, Pajero e Aircross, todas equipadas para atuação imediata nas ruas. No interior de cada unidade da PM, os profissionais da segurança terão acesso a tablets para monitoramento das operações em tempo real, em substituição aos TMDs (Terminais Móveis de Dados), e dotados com sistema de localização GPS (Sistema de Posicionamento Global), para traçar as rotas percorridas das viaturas e realizar o rastreamento das ocorrências via Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops).

Pactuação

Durante o evento, Camilo Santana lembrou do papel fundamental do Governo do Ceará em traçar parcerias e pactuar, entre poder público e iniciativa privada, planos de ação pela diminuição dos índices de violência no Estado. Presidente da Fiec, Beto Studart compactuou com o discurso do governador e definiu como “memorável” os investimentos recentes voltados a melhorias na Segurança Pública. “O Ceará dá um passo significativo para combater a violência, um problema que nos aflige, através de ações inteligentes”, disse o empresário.

Ações de Segurança

O Ceará tem intensificado, nos últimos anos, as ações para a área da Segurança Pública. Desde 2015 foram nomeados 2.522 profissionais de segurança. Além disso, foi realizado concurso para 4.200 novos policiais militares, lançado edital para 1.000 novos agentes penitenciários, além de 1.034 vagas para socioeducadores. Foram nomeados também 650 novos delegados, escrivães e inspetores da Polícia Civil, que colaboraram para o aumento no número de delegacias 24 horas de 11 para 23 em todo o Estado.

Outro investimento do Governo do Ceará tem sido a interiorização de bases do Batalhão de Policiamento de Rondas de Ações Intensivas e Ostensivas (BPRaio) em nove cidades-polo. A meta é implementar o serviço em todas as cidades com mais de 50 mil habitantes.

Fotos: Carlos Gibaja e Davi Pinheiro / Governo do Ceará