Governador Camilo Santana confirma 3ª turma da Polícia Militar

O governador Camilo Santana divulgou a data da aula inaugural da terceira turma da Polícia Militar, que acontecerá no dia 1º de dezembro. A informação foi divulgada, ontem, durante transmissão ao vivo via Facebook, após esclarecimentos do procurador-geral do Estado, Juvêncio Viana.

“Quero assumir, também, meu compromisso de chamar uma 4ª turma, mas temos a restrição dessa turma ser de até 800 pessoas”, antecipou Camilo Santana, após ouvir atentamente as explicações jurídicas do procurador-geral.

Anteriormente, Juvêncio esclareceu que o número, reduzido, se comparado as turmas anteriores, é para assegurar que não haja “insegurança e ilegalidade jurídica”. “O concurso permite chamar até cinco mil profissionais. Há preocupação jurídica não só para o Estado, como também para os aprovados no certame. Vamos respeitar o edital”, explicou o procurador-geral.

As três turmas iniciais do concurso somam 4.200 novos soldados. O efetivo é correspondente aos aprovados no concurso público lançado pelo chefe do Executivo em julho de 2016. A divulgação ocorre após o governador dar início do patrulhamento dos novos 1.350 soldados, formados na última sexta-feira (20), em cerimônia realizada no Centro de Eventos do Ceará (leia mais em Geral, página 12).

Ainda falando de segurança , Camilo anunciou sua participação no Primeiro Encontro de Governadores do Brasil pela Segurança Pública e Controle das Fronteiras: Narcotráfico, uma emergência nacional. O presidente da República Michel Temer também já confirmou presença no evento. O evento acontece no dia 27 em Rio Branco, no Acre. Camilo falou que a vulnerabilidade das fronteiras brasileiras permitem a passagem de drogas, armas e munições pelo país.
O chefe do Executivo estadual disse que a reunião vai servir para ampliar a cobrança entorno da União, que constitucionalmente deve promover políticas públicas sobre a temática. O secretário de Segurança Pública, André Costa, também acompanhará o debate, segundo informou o governador.

Estudantes
Além disso, o governador anunciou mais um benefício para os estudantes da rede estadual de ensino: a gratuidade de cerca de quatro mil carteiras de habilitação para alunos do 3º ano do Ensino Médio.
O auxílio, segundo explicou o chefe do Executivo, vai levar em consideração o desempenho escolar do aluno. “Caso o estudante tenha menos de 18 anos, ele terá até um ano após sair da escola para garantir o documento”, frisou Camilo, acrescentando “o objetivo é fazer cada vez mais o Ceará um estado de destaque na educação”. A ação é uma parceria entre a Secretaria da Educação (Seduc) e o Departamento Estadual de Trânsito (Detran-Ce).

Servidores
Durante o bate-papo, Camilo afirmou que, em breve, anunciará a possibilidade do servidores estaduais adquirem a casa própria. O anúncio, segundo ele, deveria acontecer amanhã (26), Dia do Servidor Público, mas a proposta ainda não foi concluída. O governador anunciou ainda que, no próximo dia 30, será realizada no Pavilhão de Eventos da Residência Oficial uma solenidade para oficializar o HUB da Air France/KLM/Gol em Fortaleza. O evento contará com os diretores das companhias e representantes do trade turístico do Ceará.

 

Fonte: O estado Ce

/Mombacanews