Governador anuncia 4 mil CNHs para estudantes da rede pública

O governador Camilo Santana afirmou, na tarde desta terça-feira, 24, que 4 mil estudantes da rede pública terão direito à Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Podem garantir o documento alunos do 3º ano do Ensino Médio com bom desempenho escolar, mas critérios para inscrições ainda não foram anunciados. A informação foi divulgada em transmissão ao vivo no Facebook.

Jovens com menos de 18 anos terão o benefício garantido até um ano depois do fim do Ensino Médio, período disponibilizado pelo Governo para o estudante completar a idade mínima para adquirir a CNH. A Secretaria da Educação (Seduc) e o Departamento Estadual de Trânsito (Detran-CE) são parceiros na ação.

Aula inaugural da 3ª turma da Polícia Militar

Ainda durante a transmissão, Camilo Santana anunciou a data da aula inaugural da 3ª turma da Polícia Militar do Ceará (PMCE): 1º de dezembro deste ano. Nesta manhã, 1.350 novos soldados da 1ª turma, formados na última sexta-feira, 20, começaram o patrulhamento. Atualmente, a 2ª turma está sendo formada. Camilo fez o anúncio acompanhado do procurador-geral do Estado, Juvêncio Viana.

“Quero assumir, também, meu compromisso de chamar uma 4ª turma, mas temos a restrição dessa turma ser de até 800 pessoas”, afirmou o governador. Já o procurador-geral explicou que o concurso pode ter até 5 mil profissionais de segurança formados. Com as três primeiras turmas, o Estado entrega 4.200 soldados. “Há preocupação jurídica não só para o Estado, como também para os aprovados no certame. Vamos respeitar o edital”, disse Viana.

Perguntas e respostas

O governador Camilo Santana também respondeu a dúvidas de quem acompanhava o bate-papo. Alessandro Cavalcante, por exemplo, questionou o chefe do Executivo quanto às ações do Governo do Ceará de convivência com a seca. “Para além das ações emergenciais, como perfuração de poços e a aquisição de 19 máquinas perfuratrizes, estamos realizando ações importantes no Pecém, com reúso de água para o autoabastecimento da indústria. Além de obras estruturantes, como a construção do Cinturão das Águas, entre outras”, elencou o chefe do Executivo.

“É bom lembrar que são seis anos consecutivos de seca. Apesar do esforço que estamos fazendo, é bom lembrar sobre o desperdício. Economizem água para não faltar”, alertou o governador.

A finalização do Anel Viário no entorno do município de Maracanaú também foi pauta do bate-papo. “Toda semana, tenho reuniões com as empresas responsáveis pela obra. Como é uma via federal, a gente precisa aprovar tudo com o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT). Tenho me empenhado fortemente para acelerar as obras”, garantiu Camilo Santana.

HUB

Durante a transmissão, realizada diretamente de Brasília, o governador anunciou ainda que, no próximo dia 30, será realizada no Pavilhão de Eventos da Residência Oficial uma solenidade para oficializar o HUB da Air France/KLM/Gol em Fortaleza. O evento contará com os diretores das companhias e representantes do trade turístico do Ceará.

Agenda

Nesta quarta-feira, 25, o chefe do Executivo se reúne com o ministro das Cidades, e representantes do BNDES para tratar da Linha Leste do Metrô de Fortaleza. No mesmo dia, à noite, haverá a inauguração da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Aracati.

Na quinta-feira, 26, Dia do Servidor Público, haverá solenidade, no Palácio da Abolição, para homenagear esses profissionais. Também no mesmo dia, o governador inaugura a Escola de Ensino Médio no município de Canindé.

Na sexta-feira, 27, Camilo Santana se reúne com governadores do País para tratar de políticas na área da segurança pública. O encontro será realizado em Rio Branco, no Acre.

No sábado, 28, o governador inaugura o Batalhão de Policiamento de Rondas de Ações Intensivas e Ostensivas (BPRaio) em Messejana, na Capital. Em seguida, será dada a largada para a reativação das atividades na Vila Olímpica do bairro. Já no domingo, 29, solenidade será realizada em comemoração aos 20 anos da Operação Sorriso, no Parque do Cocó.

Sites: O POVO Online/Governo do Estado
Mombacanews.