Fortaleza fica sem título e sem vaga na copa do Brasil.

O Fortaleza não conseguiu encerrar a temporada com chave de ouro. O empate por 1 a 1 com o Floresta ontem, no Castelão, deixou o Tricolor com o vice-campeonato da Taça Fares Lopes e sem vaga direta para a Copa do Brasil do próximo ano. Agora, com as atividades do elenco profissional encerradas em 2017, o Leão se volta para 2018, ano do centenário do clube.

Com o resultado, o título da Taça Fares Lopes ficou com o Floresta, assim como o lugar na Copa do Brasil.

Para o Tricolor, as chances de obter vaga no torneio nacional ficaram mais complicadas, porém ainda existem duas possibilidades. O time do Pici pode conseguir via ranking da CBF, que dá dez vagas no torneio. Atualmente, o Tricolor é o 15º colocado entre os que concorrem neste quesito e precisa que cinco equipes saiam do seu caminho — sendo que Corinthians, Palmeiras, Grêmio e Santos serão deslocados na lista ao confirmar vaga na Libertadores pela Série A. Aí seria necessário mais um time sair da lista; pode ser o Joinville, que tem condições de garantir lugar direto caso seja campeão da Taça Santa Catarina, torneio equivalente à Fares Lopes

Outra possibilidade é ver o Ceará sendo campeão da Segundona. Se o Vovô conquistar a Série B do Brasileiro, garantirá ida direta às oitavas de final da Copa do Brasil e, como o time de Porangabuçu venceu o Campeonato Cearense deste ano, uma das vagas do Estadual seria aberta, com o lugar sendo assumido pelo 3º colocado, justamente o Fortaleza.

Campeão

O Floresta saiu do Castelão comemorando o feito. Fundado em 1954, o time do bairro Vila Manoel Sátiro vem em crescente desde 2015, ano em que saiu da Terceira Divisão do Cearense para Série B do Estadual. Após disputar a divisão de acesso à elite, garantiu subida este ano e vai disputar pela primeira vez a Série A do Campeonato Cearense em 2018.

O elenco tem uma mescla de jovens talentosos e alguns nomes experientes, como o zagueiro Regineldo, os meio-campistas Bruno Ocara e Otacílio Neto e o atacante Edson Cariús.

O povo