Eleições 2020: Deido os Pre-Candidatos a Prefeitura e vice de Fortaleza do PDT e PSD.

Em live comandada pelo prefeito Roberto Cláudio, o PDT anunciou a chapa José Sarto (PDT ) – Élcio Batista (PSB) para a disputa pela prefeitura de Fortaleza. O anúncio foi feito em meio aos oito pré-candidatos da aliança, que participaram de um ciclo de debates para a escolha da chapa, a quem RC agradeceu e elogiou. Segundo ele, a escolha foi consensual. A convenção da chapa acontece no próximo sábado, quando ambos serão oficializados candidatos.

O primeiro nome anunciado foi o do ex-chefe da Casa Civil do Governo do Estado, Élcio Batista, que disputará o cargo de vice. Sarto, que preside a Assembleia Legislativa, foi revelado em seguida. “É médico, cresceu na periferia, conhece a cidade como a palma da mão dele”, afirmou o prefeito sobre o candidato pedetista à sua sucessão.

Roberto Cláudio disse que nenhum dos candidatos que serão apresentados dos demais partidos “conhece tão bem a nossa cidade, a vida do nosso povo, a gestão pública e tem tanta capacidade de mudar a nossa cidade quanto o Sarto. Conheço seu amor por essa cidade e seu desejo de garantir as conquistas dos últimos anos e continuar inovando”.

Com a palavra, Sarto e Élcio agradeceram Roberto Cláudio, André Figueiredo e os demais pré-candidatos da chapa, a quem elogiaram. “O compromisso, meu e do Sarto, é dar continuidade a um projeto que é focado em pessoas e que pode melhorar ainda mais a vida das pessoas”, disse o pré-candidato a vice. Já Sarto afirmou que hoje está realizando um sonho. “É um desafio enorme entregar Fortaleza melhor do que a que o prefeito Roberto Cláudio nos entrega, mas sou sonhador, sou teimoso”, disse Sarto.

Em entrevista concedida ao O Otimista no último dia 19 (confira íntegra aqui), Sarto apontou como uma e suas propostas, a criação de um fundo garantidor para pequenos negócios. Para o pré-candidato, seria uma forma de democratizar o acesso ao crédito em Fortaleza e, assim, incentivar a abertura de empresas e criação de novos empregos.

Perfil

Presidente da Assembleia Legislativa do Ceará, José Sarto (PDT), está no sétimo mandato consecutivo como deputado estadual. Na atual legislatura, assumiu interinamente o Governo do Estado em duas ocasiões. Na legislatura passada, foi vice-líder do Governo Camilo Santana e presidente da Comissão de Fiscalização e Controle.

Também foi líder do Governo Cid Gomes e presidiu as comissões de Constituição, Justiça e Redação e de Educação. Já compôs a Mesa Diretora da Assembleia no biênio 2011/2012, como primeiro vice-presidente, quando Roberto Cláudio presidia a Casa.

A carreira política iniciou em 1988, quando foi eleito pela primeira vez vereador de Fortaleza. Quatro anos depois, após ser reeleito, tornou-se presidente da Câmara Municipal de Fortaleza.

José Sarto Nogueira Moreira é natural do município de Acopiara, interior do Estado. É formado em Medicina pela Universidade Federal do Ceará (UFC).

Fonte:O Otimista/MBCnews