Eleições 2020: Bancada de Oposição no Legislativo tem 02 Pré-Candidatos a Prefeitura de Mombaça.

Central FM 102,9 de Mombaça no Ceará para o Mundo.
Central FM 102,9 de Mombaça no Ceará para o Mundo.
Com as últimas definições em relação às eleições municipais desse ano, através do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o processo eleitoral começa a tomar corpo e, passar a ser um dos assuntos mais comentados junto aos eleitores em todo o Brasil.

Num ano, aonde a internet vem sendo o grande canal de divulgação dos nomes de pré-candidatos tanto ao executivo como ao legislativo com a divulgação através de mídia visual ou na realização live.
Mombaça também já começa a respirar o clima das eleições nas rodas de conversas da sociedade e nas redes sócias.

E nesse cenário de preparação para mais um pleito eleitoral municipal, a câmara municipal esta no centro dessas expectativas, ou seja, a casa conta com 13 legisladores e , é composta por duas bancadas ( Situação e Oposição) e, nesse cenário que antecede as eleições o bloco de oposição apresenta 02 pré- candidato a prefeitura de Mombaça.

Os nomes que surgem nesse momento no legislativo municipal como pré-candidato a prefeitura de Mombaça nas eleições de 2020 é, o do primeiro secretario da mesa diretora, vereador Eduardo Dereco do PSD e o vereador Fernando Filho (Pitoco) também do PSD. Ambos fazem parte da bancada de oposição na casa.

Em Tempo 01:

Lembrando que recentemente foi realizado um encontro com as lideranças dos partidos de oposição e, foram colocados outros nomes como pré-candidatos pelo bloco como: A Dra. Larissa Benevides do PSD (Filha do ex-prefeito Nelson Benevides),o ex-vereador e candidato a prefeito na última eleição Dudu Eleoterio do PP, o empresário do ramo de material de construção Carlinhos do Dada do PSD e o Procurador de justiça licenciado Dr. Tibério do PT e, na oportunidade ficou decidido com os presentes e a participação do ex-vice governador do estado e presidente estadual do PSD Domingos Filhos e ex- prefeito de Mombaça Wilame Alencar, que o nome para representar o bloco de oposição sairá através de uma pesquisa de opinião publicar.

Em Tempo II.

Recentemente o procurador de justiça licenciado Dr. Tibério, oficializou sua pré-candidatura a prefeitura de Mombaça pelo partido dos trabalhadores (PT) através de uma live.

Em Tempo III.

Nos últimos dias um nome que vem sendo ventilado como pré-candidato a prefeitura de Mombaça é, o professor Delmar do PP, que já foi candidato a vice-prefeito , em uma chapa formada com ele e medico Nelson Benevides.

Em tempo IV:

Já em relação ao bloco de apoio ao atual prefeito Ecildo Filho, o nome que vem sendo ventilado como pré- candidato a prefeitura de Mombaça é, o do filho do empresário Orlando Cavalcante, Orlando Filho, que é sobrinho do atual prefeito.

O portal “ mombaanews.com “ lembra:

A Emenda Constitucional (EC) nº 107/2020, promulgada pelo Congresso Nacional no dia 2 de julho, adiou o primeiro e o segundo turno das Eleições Municipais deste ano, respectivamente, para os dias 15 e 29 de novembro, em razão da pandemia provocada pelo novo coronavírus.

Com a prorrogação do pleito, também foram fixadas novas datas para outras fases do processo eleitoral de 2020, entre elas a de registro dos candidatos escolhidos em convenções partidárias. O prazo final para a apresentação do pedido de registro de candidatura na Justiça Eleitoral, inicialmente definido para 15 de agosto, passou para o dia 26 de setembro.

Lembrando que mais de 140 milhões de eleitores estão aptos a votar nas eleições de novembro. O ministro Luís Roberto Barroso, estimou em mais de 700 mil os candidatos que disputarão as 5.568 vagas de prefeito e as milhares de cadeiras de vereador no pleito. Nas Eleições Municipais de 2016, a Justiça Eleitoral recebeu um total de 496.927 pedidos de registro para os cargos de prefeito, vice-prefeito e vereador.

Confira o Novo calendário Eleitoral.

a partir de 11 de agosto: emissoras ficam proibidas de transmitir programa apresentado ou comentado por pré-candidato, sob pena de cancelamento do registro do beneficiário;

31 de agosto a 16 de setembro: período destinado às convenções partidárias e à definição sobre coligações;

26 de setembro: prazo para registro das candidaturas;

a partir de 26 de setembro: prazo para que a Justiça Eleitoral convoque partidos e representação das emissoras de rádio e TV para elaborarem plano de mídia;

Após 26 de setembro: início da propaganda eleitoral, também na internet;

27 de outubro: prazo para partidos políticos, coligações e candidatos divulgarem relatório discriminando as transferências do Fundo Partidário e do Fundo Especial de Financiamento de Campanha (Fundo Eleitoral), os recursos em dinheiro e os estimáveis em dinheiro recebidos, bem como os gastos realizados;

15 de novembro: primeiro turno da eleição;

29 de novembro: segundo turno da eleição;

Até 15 de dezembro: para o encaminhamento à Justiça Eleitoral do conjunto das prestações de contas de campanha dos candidatos e dos partidos políticos, relativamente ao primeiro turno e, onde houver, ao segundo turno das eleições;

Até 18 de dezembro: será realizada a diplomação dos candidatos eleitos em todo país, salvo nos casos em que as eleições ainda não tiverem sido realizadas.

Mombacanews.com