Covid-19: Fiocruz diz que vacina de Oxford é quase 100% eficaz com duas doses

Melhor Manhã da Radio
Melhor Manhã da Radio
A vacina produzida pela Universidade de Oxford em parceria com o laboratório AstraZeneca é 100% eficaz com duas aplicação em duas doses. A garantia é da presidente da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), Nísia Trindade, em entrevista ao canal CNN.

As fases anteriores dos testes indicaram que uma dose implica em 90% de eficácia, mas em duas doses a porcentagem chega aos 100% mencionados por Trindade. A etapa atual dos testes é a última antes dos resultados serem submetidos aos órgãos de saúde

A Fiocruz, em parceria com o Instituto Butantan projeta que até outubro é possível que as primeiras amostras cheguem para análise da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

A expectativa da Fiocruz é que 30 milhões de doses da vacina do AstraZeneca esteja disponível no Brasil até janeiro de 2021.

Além da vacina testada no Brasil pela Universidade de Oxford, o laboratório chinês Sinovac Biotech também tem feito testes em fases avançadas para a produção de uma nova vacina. Ela também tem dosagem aplicada em duas vezes.

Redação O Otimista