Coordenador Estadual visita unidade para definir permanência do SAMU em Tauá

O Coordenador Estadual do SAMU do Estado do Ceará, Cel. João Vasconcelos Sousa, visitará a Base Regional do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência, situada na cidade de Tauá, nesta quinta-feira, 08.

O objetivo da visita é conferir como estão as instalações do prédio e as condições de trabalho dos profissionais que ficam em regime de plantão na unidade, já que as informações chegadas à coordenação estadual do SAMU, indicam que a Prefeitura de Tauá vem descumprimento sua parte no convênio firmado com os Governos, Federal e Estadual.

A responsabilidade do Município na parceria é a disponibilização o prédio onde funciona a Base do SAMU e a alimentação para os plantonistas. As outras esferas de Governo bancam todos os demais custos, salários, medicamentos, combustível, fardamento e manutenção das viaturas.

Após visitar as instalações e conversar com os profissionais, o Coordenador do SAMU no Ceará pretende ter um encontro com o Prefeito Carlos Windson e com o Secretário de Saúde, Reginaldo Chagas, para discutir o interesse da Prefeitura em manter o SAMU de Tauá funcionando.

Na semana passada, o Secretário de Saúde teve um encontro com o Cel. João Vasconcelos para tratar o assunto, mas nenhuma medida prática foi anunciada oficialmente.

Municípios interessados na Base do SAMU de Tauá

Uma nota atribuída ao Cel. Vasconcelos, divulgada nas redes sociais de Tauá no penultimo final de semana de outubro, provocou muita repercussão em toda a Região dos Inhamuns. A postagem falava sobre as dificuldades enfrentadas pelo SAMU para atender a população e a possibilidade de fechamento da unidade, o que provocou uma grande correria de prefeitos e deputados de municípios vizinhos, à Secretaria de Saúde do Estado, oferecendo as condições necessárias com o intuito levar o SAMU para suas cidades.

Os municípios foram: Santa Quitéria, Parambu, Arneiroz, Crateús e Tianguá, que pleitearam a unidade de Tauá, no entanto, o SAMU só deixará o município, se o prefeito Carlos Windson, que é médico, não tiver interesse na continuidade da parceria.

O SAMU de Tauá foi inaugurado no dia 23 de outubro de 2014, na gestão da ex-prefeita Patrícia Aguiar e na época, o Cel. João Vasconcelos participou da solenidade ao lado do Dep. Federal Domingos Neto.