Ceará: Três pessoas morreram atingidas por raios neste ano.

chuva com raio faz mais uma vitima

A morte da campeã cearense de surfe Luzimara Souza foi a terceira provocada por raio no Ceará neste ano. A esportista foi atingida quando estava no mar da praia da avenida Leste-Oeste, em Fortaleza, nesta quarta-feira, 27. A jovem chegou a ser levada ao Instituto José Frota (IJF), mas não resistiu. Segundo informação do Corpo de Bombeiros, ela sofreu parada respiratória.

Os dois outros casos ocorreram no mês passado. O primeiro foi no distrito de Mutambeiras, em Santana do Acaraú, a 237 km da Capital. O agricultor Francisco Laudenir de Araújo, 45, foi ao alpendre de casa ver a chuva que caía na localidade quando foi atingido pela descarga elétrica. Ele estava próximo a uma antena de telefonia no momento que o raio o atingiu. O caso ocorreu no dia 3 de fevereiro.

Dezoito dias depois, um homem morreu enquanto trafegava em uma motocicleta na CE-040, nas proximidades do município de Pindoretama, na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF). De acordo com informações de pessoas que passavam pelo local, a vítima recebeu uma descarga elétrica, em seguida caiu e foi atropelada por um carro que teria arrastado o homem por um quilômetro.

Aguá de Coco Excelente 100% Natural
Aguá de Coco Excelente 100% Natural

Como se prevenir

Durante as tempestades de verão, o ideal é procurar abrigo em:

– Veículos fechados, desde que não se encoste à lataria até a tempestade passar

– Casas ou prédios, de preferência que possuam proteção contra raios

– Metrôs e túneis subterrâneos.

As seguintes situações também devem ser evitadas:

– Praticar atividades de agropecuária ao ar livre

– Ficar ao lado de veículos ou andar de bicicleta e moto

– Permanecer em campo aberto, como gramados esportivos e praias, embaixo de árvores ou perto de cercas

– Tocar em objetos condutores de eletricidade (telefones fixos com fio, celulares conectados a carregadores ou objetos metálicos grandes)

– Acolher-se em um abrigo aberto, como deques, sacadas, toldos e varandas.

Fonte:O povo/Jaf Publicidade & Assessoria.