Ceará registra chuva em 75 municípios; Iguatu ultrapassa os 100 mm

Choveu em pelo menos 75 municípios do Ceará entre as 7h dessa sexta-feira, 26, e as 7h deste sábado, 27, de acordo com a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme). A maior precipitação aconteceu em Iguatu, cidade localizada na região Centro-Sul do Estado, que registrou 102 milímetros

Além de Iguatu, também choveu forte em Lavras Da Mangabeira (97 mm), Várzea Alegre (96 mm), Quixadá (93 mm), Milagres (82 mm) e Aurora (73.3 mm). Na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF), Eusébio foi o município que registrou a maior precipitação, com 26 mm, seguido por Maranguape, 24.2 mm, Maracanaú, 15mm, e Itaitinga, 13 mm. Na Capital cearense choveu 7.8 mm.

 

(Reprodução/ Funceme)
Nessa sexta, a Funceme havia analisado uma imagem de satélite que mostrava nuvens sobre todo o Ceará que estão associadas à presença de um Vórtice Ciclônico de Altos Níveis (VCAN), que é um dos sistemas indutores de chuvas durante a Pré-Estação e que também pode atuar nas primeiras semanas de fevereiro, quando tem início a quadra chuvosa.

Fonte: Funceme/O povo/Mombacanews