Ceará estreia com derrota na Série A do Brasileirão 2018

Não há esquema tático e jogo coletivo que resistam quando há falhas individuais gritantes, o chamado fogo amigo. Foi o que ocorreu na estreia do Ceará na Série A diante de um bom e veloz Santos, neste sábado, no Pacaembu, derrota por 2 a 0.

Com proposta óbvia de marcação firme e saída rápida em velocidade, o Ceará até funcionou bem nos primeiros 30 minutos, congestionando o meio-campo – ainda que tenha perdido Ricardinho, machucado – mas nas poucas oportunidades para sair no contra-ataque, Felipe Azevedo desperdiçou todas, com decisões sempre equivocadas. Como consequência, Arthur ficava completamente isolado, com Wescley apagado.

 

No sistema defensivo, Pio foi o responsável direto pelo primeiro gol do Santos, que já dominava a partida atuando sempre nas costas de Rafael Carioca. Além de ter demorado a sair do posicionamento, dando condição de jogo para Daniel Guedes cruzar, o lateral direito furou a cabeçada e, para piorar, mal colocado, desviou chute do goleiro Everson, e marcou contra. Uma senhora trapalhada.

No início do segundo tempo foi a vez de um erro duplo gravíssimo. Com a bola dominada, Juninho errou passe e deu contra-ataque ao Santos. Na sequência, o Peixe errou e com a pelota já dominada, o zagueiro Luiz Otávio se atrapalhou sozinho e permitiu continuidade da jogada e o gol de Rodrygo. Estava decidida a vitória da equipe comandada por Jair Ventura com quase todo o segundo tempo pela frente, até porque o Alvinegro não mostrou qualquer capacidade de reação. No total, foram 9 finalizações contra 19 do Santos.

Evidente que a postura do Ceará fora de casa deve ser mais organizada, discutida e até repensada, mas diante de falhas tão graves nos aspecto individual contra o Santos – que teve méritos por buscar o ataque com movimentação intensa o tempo todo diante de pouco mais de 15 mil pagantes – a tática fica em segundo plano.

No domingo que vem, no Castelão, o Alvinegro recebe o São Paulo, jogo marcado para às 16 horas.

Nos outros Jogos O Flamengo ficou no 2 a 2 com o Vitoria e Grêmio Bateu o Cruzeiro por 1 a 0.