Aumenta a Crise na Educação do Municipio de Tauá

 

Os professores da Rede Municipal de Ensino de Tauá decidiram entrar em greve por tempo indeterminado devido ao atraso no pagamento dos salários do mês de novembro e a falta de diálogo com o prefeito Carlos Windson.

O Sindicato APEOC de Fortaleza enviou à Tauá, o assessor Roque Melo e o advogado Dr. Augusto Neto, para orientarem a categoria sobre a legalidade e as deliberações da assembleia e após os pronunciamentos dos representantes da categoria, foi colocada em votação a proposta de deflagração da greve, sendo aprovada por ampla maioria dos professores presentes e registrados dois votos contrários.

O presidente do Sindicato Apeoc de Tauá, professor Luis Auci afirmou em seu pronunciando que desde a última segunda-feira, 12, vem tentando dialogar com o prefeito Carlos Windson, mas até agora não obteve resposta.

A Assembleia Geral do Sindicato Apeoc foi convocada por meio de Edital publicado na última quarta-feira, 06, para o Auditório do Centro de Educação Ciências e Tecnologia da Região dos Inhamuns(Cecitec), Núcleo da UECE, mas na véspera da plenária, o Diretor Isaías Lima desautorizou a utilização do espaço e os professores foram obrigados a realizarem o ato numa praça em frente a centro acadêmico.

Esclarecimentos do Cecitec:

O Diretor do Cecitec, profº Isaías Batista de Lima, encaminhou ao Blog do Wilrismar, uma nota de esclarecimento sobre a polêmica criada em torno da cessão do auditório do Centro para a realização da assembleia geral convocada pelo Sindicato Apeoc.

O documento expõe que somente nesta quarta-feira, 13, o Sindicato Apeoc encaminhou o Ofício solicitando a audiência, mas nessa data o espaço já estava reservado para a realização de um seminário promovido pelo Projeto Paulo Freire, da SDA.

A nota lamentou o ocorrido e reforçou que “se alguma instituição pretende utilizar algum equipamento do Cecitec tem que oficializar a solicitação, salientando que as redes sociais não é o espaço para tal.

Nota da secretaria municipal de Educação de Tauá

A Secretária de Educação do município de Tauá, profª Gertudes Mota, divulgou Nota de Esclarecimento às vesperas da Assembleia Geral do Sindicato Apeoc, marcada para às 8h da manhã desta quinta-feira, 14, em frente ao Cecitec.

O documento cita a expectativa de entrada receitas nos dias 20 e 29 para pagamento dos salários dos professores que estão atrasados, mas não estabelece o dia que o dinheiro estará nas contas da categoria.

Posição do sindicato da APEOC

O Presidente do Sindicato Apeoc de Tauá, profº Luis Auci, disse em entrevista à Rádio Difusora na manhã de hoje(14/12), que encaminhou pedido de reunião com a gestão na última segunda-feira, 12/12, e até agora não recebeu resposta e a categoria ainda não recebeu o calendário oficial de pagamento dos professores efetivos e temporários

Fonte : Blog do Wirismar